terça-feira, 28 de julho de 2009

A realidade é bela?


“Qualquer um que vaga pela a escuridão procura a luz.

Mas quando alcançam a luz, eles desviam os olhos, pois só sentem dor.

A verdade também é assim.

Um dia você vai desviar seus olhos da luz da verdade e conhecerá a escuridão eterna.

Este é o seu destino.”

– Kazkis Haver (emissário da luz) para

Vincent Law (emissário da morte),

em Ergo Proxy (animê)


Ainda quando crianças, naturalmente desviamos os olhos da verdade e inventamos fatos e criamos acontecimentos. Nossos pais nos condicionam a seguir a “verdade” e nunca “mentir” novamente. Nascemos com a mentira e nos obrigam a seguir a verdade? Infelizmente, diferente do Bem e Mal, a verdade não é um ponto de vista. É uma realidade, quando distorcida de acordo com nossa necessidade se torna a mentira.


De tanto mentir, aprendemos a dizer a verdade. Porém durante a infância criamos glórias para nos mesmos nos sentirmos melhor perante nossos amigos. A mentira foi usada como uma base para chegar-se mais alto. Uma base falsa, porém fácil de se colocar lá. Diferente da verdade, em que ainda é confundida com a mentira por as vezes ser muita verdadeira, a mentira pode ser doce e amável, enquanto a verdade é algo bruto, imoldavel perante ela mesma, ao ser “adaptada” torna-se o seu total oposto.


Queremos impressionar alguém com algo que não podemos realmente a impressionar, então alteramos a realidade ao nosso favor e criamos uma nova verdade, uma verdade em que aceitamos e a dizemos que está correta. Simplesmente uma mentira. A adaptação da realidade ao seu favor é algo ainda de interesse próprio e egoísta nos dias de hoje. A nossa imaginação junto a inocência do ouvinte é o teto de nossa alteração da realidade.


E se não mentíssemos mais, e passássemos a alterar a realidade ao nosso favor? Criaríamos um mundo perfeito! Guerra? Nunca ouvi falar! Fome? Ninguém passa! Porém diante da verdade, temos um mundo cruel a caótico que beira o insano em nossa cabeça e que enlouquece nossos olhos até lacrimejar. A verdade é cruel e má, porém deveríamos aceita-la para poder viver feliz?


Alguém já viu La vita è bella? Talvez nem todas as pessoas podem dizer que a mentira é um erro, porém é necessária para seguirmos a vida. Em determinados momentos teremos de mentir, porém a verdade estará batendo em nossa cabeça como um tijolo de cimento. Aquele que quiser criar seu mundo, estará feliz e perdido. Aquele que não criar seu mundo estará lutando e talvez não esteja feliz. Basta escolhermos um caminho fácil e quebradiço ou difícil e firme.


Nota: Título em alusão ao filme citado.

Bjs! ;*

3 comentários:

Rita de Cássia disse...

Oi Renan!! Adorei seu blog, super criativo e o visual tá demais!! Gostei das imagens e dos textos, pelo visto vc se empenhou em não fazer só uma página com figuras bonitinhas, mas sim um colocou muito conteúdo nisso aqui! :) Beijão!! Adorei!!

Rita de Cássia disse...

Ah, ps: Eu já vi A vida é Bela... adoro esse filme... muito triste... é doce e triste ao mesmo tempo!

Luciana :) disse...

O filme é lindo mesmo. Triste, porém passa exatamente a mensagem que você falou :)
dependendo da situação, a mentira se torna a melhor opção ..
é isso ai, eu amo seu blog cara :B
ashusahuashushauhusauhauha
te amo xuxu ♥