segunda-feira, 15 de junho de 2009

Dia de São Valentim

Tá tudo bem, sei que o dia dos namorados já passou, mas eu estava afim de saber por quê o dia dos namorados é comemorado ...
O nome do cara é Valentinus, ou São Valentim. Durante o Império de Cláudio II (268 - 270), ele proibiu os casamentos achando que assim os jovens iriam ser incentivados a entrarem para o exército romano. Só que tudo que é proibido é mais gostoso, aí alguns jovens, mesmo com a proibição do Imperador, procuraram se casar, eis que surge São Valentim para unir estes jovens desesperados. Depois de algumas uniões secretas, ele foi preso. Tá, mas para virar santo a pessoa precisa ter feito algum milagre certo? Bem, depois de preso, esses casais lhe mandavam flores e bilhetes dizendo ainda terem esperança pelo o amor. Uma dessas jovens, a filha do carcereiro, Asterias, que era cega, acabou se apaixonando pelo o bispo, e ele por ela! (sim!! O povo da igreja podia ser putão que não era pecado!!) Com a permissão do pai (que era o carcereiro) eles deviam se dar uns pegas, né? Ela passou a enxergar! Mas isso deve ter sido meio horrível pra ela, por quê no dia 14 de Fevereiro de 270, ele foi decapitado! Era melhor ela não ter visto... Mas graças aos "poderes divinos do amor" entre eles, ela passou a enxergar, com esse milagre, Valentim virou santo. Bem, 12 de Junho é uma data meia errada pro dia dos namorados, já que é em "homenagem" a ele, em Portugal por exemplo, é comemorado no dia 14 de Fevereiro.

Dia 14 de Fevereiro, na Grécia, era comemorado Festival do Amor de Afrodite. O dia 12 de Junho é véspera do dia de Santo Antônio, que é o "santo casamenteiro" para quem não sabe. Quem escolheu esse dia? Os comerciantes Paulistas, que estavam afim de lucrar falando que a troca de presentes nessa data era em nome do amor. Graças ao capitalismo somos "obrigados" a dar presentes as nossas namoradas.

Outras coisas interessantes do dia 12 de Junho:
1924 - Nasce George H. W. Bush, ex-presidente dos Estados Unidos da América. (Bush Pai)
1990 - A Rússia declara-se soberana relativamente à União Soviética. (também o dia da independência na Rússia)
2000 - O ônibus da linha 174 é sequestrado por Sandro Barbosa do Nascimento, que manteve por quatro horas dez reféns, no bairro do Jardim Botânico, no Rio de Janeiro.

Do dia 14 de Fevereiro:
1893 - O Havaí é anexado aos EUA.
1946 - O primeiro computador inteiramente eletrônico é introduzido na Universidade da Pensilvânia.
1944 - Nasce Reginaldo Rossi, cantor brasileiro.
2003 - A Ovelha Dolly é sacrificada aos seis anos de vida em função de sofrer de uma doença pulmonar degenerativa incurável.

"Dinheiro compra tudo. Até amor verdadeiro." -->- Nelson Rodrigues
Bjs ;*

Um comentário:

Kainã Lacerda disse...

Maldito Capitalismo!!

Ainda bem que eu e minha namorada(?) somos anti-capitalistas e nao nos damos presentes nesse dia!