quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Droga musical


"Depois do silêncio, aquilo que mais aproximadamente exprime o inexprimível é a música."
Aldous Huxley. Filósofo e escritor britânico.

Musica é algo que existe desde os tempos tribais. O homem cria sons harmônicos para lhe confortar. Não é relaxar numa cama, varia conforme o momento. A musica pode trazer conforto para uma mente agitada, uns sorrisos para alegrar uma manhã triste, uma pitada extra de amor num coração apaixonado, fazer com que multidões gritam em euforia, enfim, a musica está em todos nós.

Talvez conforme o tempo passa todos os ritmos de musica que entram em nosso mundo são julgados com discriminação, aceitar o novo é tarefa difícil para o homem. Julgamos a musica sem às vezes nem escuta-la. Isso é uma forma de egocentrismo antigo já do homem, em julgar o que não conheço como ruim, só por não ser mesma tribo.

Antigamente, as tribos usavam a musica para contar histórias, louvar um deus, em comemorações festivas e até mesmo em forma de rituais. A musica hoje, está digitalizada e mecanizada pelas as indústrias que criam musicas como uma forma de aumentar o seu lucro e não como algo natural do homem.

A capacidade do homem de criar musica naturalmente vem se perdendo conforme o tempo passa e a indústria vem crescendo. Hoje um músico, aqueles que aparecem na MTV de segunda a segunda, eles não compõem suas próprias musicas. Eles têm uma “equipe criativa” para isso, logo, para ser um musico de sucesso é só ter um sorriso bonito e cantar bem, não tão bem assim, a mesa de som vai te ajudar nisso.

A liberdade musical vem se perdendo. Escutar musica era pra ser um reflexo dos seus gostos, hoje, é em grande parte o que a mídia local e global te apresenta. Se você foge dela, a própria mídia te caçará dizendo que quem não escuta sua musica está fora de época, desatualizada, obsoleto. Ela de tempos em tempos pega a liberdade musical que acaba surgindo com o tempo e a transforma em uma nova moda distorcida por ela própria para os seus fins lucrativos.

Essa coisa toda vem se acabando nos últimos anos, o mercado da musica (a venda de CDs caiu drasticamente nos últimos anos), porém, os músicos vêm ficando mais famosos graças à Internet, já que as pessoas têm um acesso bem mais fácil as suas curiosidades e gostos musicais. O mercado independente da musica vem crescendo também, já que não é mais tão difícil gravar uma musica e divulgar seu trabalho.

Vendo assim, talvez estejamos vencendo uma indústria que só quer ver músicos de belo sorriso com suas musicas industrializadas. Vai ver estamos a começar a deixar de ser uma multidão e virando indivíduos. Mas isso tudo, talvez, seja só talvez.

Sem música a vida seria um erro.
Friedrich Nietzsche. Filósofo alemão.

____________________________________________________________________


Bem, musica é algo importanticimo para a minha vida. Meu gosto musical é um reflexo de tudo o que eu penso, é algo que reflete minha imagem interior. A musica diz as coisas que eu penso e quero dizer. Move minha vida, é minha religião.
Nota: Visual novo galera, espero que gostem!
Bjs! ;*

20 comentários:

João Pelliccione disse...

Concordo em partes com você. Só acho que mesmo impostas pela mídia como você falou, música é música. Vai do gosto de cada um.

blog do et disse...

das + underground's do submundo !
tem gente fazendo música muito boa por aí.
bora realizar uma parceria ?
tenho um banner 120 x 60.
se tiver afim deixa um coment,
se num estiver afim,deixe um coment.
uahauhau

Bosco disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Bosco disse...

eh sim, midia domina o q podemos escutar, mas pensemos: a midia não deixa q um mar de opções de musicas apareça para q as escolhamos, mas muitas opções q ela deixa aparecer, convenhamos, deve ser o suficiente pra vc fazer a playlist da sua vida de vez em quando. Digo, mesmo ela mostrando coisas q ficaram horriveis e ocultando musicas q poderiam ser otimas vc tem o poder d selecionar oq ouvir de acordo com oq quer ouvir.
ps.: quero mandar um salve pra Pitty q tah com um CD novo q eh lindo (chiaroscuro)!

Luís Gustavo disse...

Eu já tive uma vida musical um pouco mais movimentada...
Com aulas de Guitarra, comprando muito CD. Hoje confesso que escuto lixo, não pq gosto, mas pela correria do dia a dia....é o que tá na rádio...CD num compro nem pirata...
Abçs;;;Show o Blog...muito bom o layout

Gabriela disse...

Bosco disse tudo o que eu queria dizer!
Adorei o teu blog! Esse template está super legal!
Depois dá uma comentada no meu!
Abraços e muito sucesso!

http://britsource.blogspot.com/

Vini e Carol disse...

Cada um têm o direito de escolher seu gênero musical, seja ele bom ou ruim.
Para mim não existe música ruim, e sim música mal feita rs.
Abraço.

Marii G. disse...

É ..
padroes musicais são impostos pela midia mesmo, mas vai de cada um segui-los ne ?
musica é musica, e sempre vai ser. cada um com seu gosto, cada um ouvindo a que te faz melhor x]
Adorei o blog e o banner tá lindo *o*

passa no meu ? ^^
http://www.nadaaverpontocom.blogspot.com/

. Cαroline Fαriαs ⋆ disse...

Concordo com tudo!
A cada banda nova que surge é um novo preconceito, poow a sociedade ainda não se toco que cada um tem gosto uma tribo?!
É a maioria ainda não se tocou, e sempre ficam julgando pela capa.
E também concordo com a parte do músico não compor mais as músicas. Bem de real, as músicas deveriam ser com antes, os músicos fizessem suas proprias musicas e não a sua "equipe".
A música sempre foi algo importante na minha vida, fui criada com música e é música sempre! Ela que faz eu te inspirações e tudo mais.

Beijo, tem post novo no meu blod da uma passada lá. ;D

PanPum Flûor disse...

é verdade, tem cada vez perdido o real sentido :~
mas quem gosta e conhece, sabe!

muito bom o texto :D

Sed non satiata disse...

É, acho que existem muitas bandas boas, muitas músicas agradáveis com letrastambém agradáveis, e existem as músicas mal-feitas. Mas nesse caso, os autores das músicas mal-feitas, fazem com que a sua música vicie quem a ouça. Enfim, acho que muitas pessoas não tem nem idéia do que ouvem, mas acabam ouvindo por moda ou por manipulação. O que é patético.

Sed non satiata disse...

Renam, dei uma olhada rapidinha no seu blog (sou nova, acabei de fazer o/).Pqp! Adorei os seus temas! Vou adicioná-lo no link do meu blog, tudo bem?
É pq num tem como eu te seguir, e eu quero passar aqui mais vezes :D

Sed non satiata disse...

é, eu tentarei de novo ^^
Então, eu tbm sou desse jeito, critico, critico.. mas não consigo ficar um dia sem internet. Mas acho que permitirem que crianças percam a infância pra uma tela de computador é foda --'. Cara, vc ouve SOAD? Vc me lembrou MUITO o vocalista :D POKSAKSOPA e Sparrow tem algo a ver com o Jack, ou é seu sobrenome mesmo?
Obrigada!
Até mais!

Sed non satiata disse...

É, você tem razão, nada a ver msm ;~
Foi mal, mas que vc esteja ciente que foi um elogio, eu gosto de SOAD ^^

Léo disse...

a mídia manipula tudo não é.Sorte que temos a internet.

falou..

http://dicademusica.blogspot.com/

Kaoskotidiano disse...

Cara valeu pelos comentariso no blog, e sou eu sim que escrevo, só pra constar!!!!

até

www.kaoskotidiano.blogspot.com
visite sempre

Barbara Galvão disse...

Adorei o visual novo, e o os pots também. Como sempre muito bem informado e escrevendo maravilhosamente, você consegue exprimir a opinião de muitos ao mesmo tempo. Adoro vir aqui! EU AMO MÚSICA, sou uma pessoa totalmente eclética, faço técnica vocal e sei bem como funciona o mercado da música. Que realmente virou um mercado...infelizmente as pessoas não escolhem mais o que querem ouvir, o que elas escutam é que escolheram elas. Beijos

Minerva 02 disse...

Adoro musica
Mas q nem ja falaram cada um tem um gosto ^^
Parabens pelo blog
adorei o texto

"Se liga no Alfredo" disse...

Incrível, não é mesmo? O poder de catalizar diferentes opiniões sobre um mesmo tema, melhor ainda, sem a preocupação de agradar a ninguém nem mesmo ao mentor da idéia ou ao criador do Blog, parabéns Renan, é bom conhecer e participar da vida e dos pensamentos de alguém tão talentoso quanto vc, aproveito para te convidar a uma visita ao meu Blog,"www.alfredo-neves.blogspot.com" - se liga no Alfredo, em meu espírito tem um pouco de Renan Sparrow. Um forte abraço.

Iris disse...

Esta frase do Huxley me lembrou uma do Victor Hugo que adoro (e volta e meia coloco no meu orkut) ;)
“Music expresses that which can not be said and on which it is impossible to be silent”.