terça-feira, 3 de novembro de 2009

Máscaras. Cruas e Nuas


Não é bom dizer mentiras;
Mas quando a verdade puder trazer uma terrível ruína,

Então dizer o que não é bom também é perdoável.

- Sófocles.
Dramaturgo grego.

Talvez, a única coisa que mantém a humanidade tranqüila entre si, é a criação de máscaras para o cotidiano. Criar pequenos comportamentos que não são exatamente seus, alterar sua postura, mudar seus gostos, entre outras coisas. Tudo isso é algo que mantém uma relação melhor entre você e as pessoas.

Colocar máscaras parece algo horrível, esconder sua verdadeira personalidade. esconder o seu verdadeiro você de todas as pessoas. Mas e quando sua verdadeira personalidade não está feliz? E você não quer preocupar ninguém com seus problemas. Afinal, ninguém se deve preocupar com você, todos têm muitos problemas para resolver, para você ficar trazendo preocupações para elas.

As máscaras evitam guerras, brigas, confusões e mortes. Talvez não seja tão ruim um mundo de máscaras, afinal, a paz estará mais próxima do que um mundo em que as pessoas se comportam e mostram tudo o que querem mostrar.

Diga, quem você é me diga
Me fale sobre a sua estrada

Me conte sobre a sua vida
”.
- Máscara. Pitty.
Cantora brasileira.

____________________________________________________________________

Esse foi com certeza o post mais rápido que fiz e escrevi (menos de 10 minutos!) e também um dos mais auto-reflexivos.
Nota¹: Existe agora uma comunidade no orkut, participe!
Nota²: Aproveite e siga-me no twitter.
Nota³: Conhece o Skoob? Seja meu amigo ou seguidor!
Bjs! ;*

17 comentários:

Caroline Farias disse...

É algo de refletir mesmo.
Por um lado todos querem que a sociedade mostre sua máscara veradeira, e outras ficam se escondendo atrás de diversas máscaras para provocar menos brigas e tals e a paz fica em vigor.
Sei lá, eu não sou uma pessoa de máscaras eu vo lá e mostro minha real personalidade do jeito que eu sou, sabe as vezes tenho até medo das brigas e tudo, mas é comum passar por essas brigas que é chamada de preconceito... isso é ridiculo, mas existe! Eu mostro minha veradeira máscara por que gosto, mas em outras situações anteriores já criei algumas e me arrependi!

beeijo ;*

Lillium disse...

A humanidade não está tranquila entre si. Tá aê o preconceito de todas as formas e as guerras por todos os lugares para mostrar que sua frase não está 100% correta.

Na maioria das vezes que pergunto pra uma pessoa se ela está bem e ela fala que sim eu aposto que é mentira >___> ninguém consegue ficar bem sempre né?!

As máscaras criam as guerras, devido ao medo de expressar sua opinião e sentimentos, o ser humano se torna podre acumulando várias coisas sendo manipulado por pessoas mais fortes ou por medo de ninguém gostar do lado verdadeiro dele.Então manda uma foda-se pro mundo :)
mais Tá certo... as máscaras servem de vez em quando u_ú mas se usá-las demais você pode não conseguir se livrar dela depois.

Fernanda Sandrini disse...

Renan,
tem selinhos para vc no meu blog.
abraços

stella scrummiest disse...

excelente! concordo.. o mundo precisa de máscaras, mentiras e tudo mais. o fato é que as máscaras e mentiras não podem se tornar as nossas únicas motivações. A verdade deve existir sim, mas de vez em quando, que tal uma falácia? rsrs

já escrevi um texto ano passado exatamente sobre esse tema, vou procurá-lo e talvez postá-lo. :)

beijos. blog nota 10.

Anônimo disse...

tem gente que usa uma máscara a vida toda,com cara de bonzinho, hihi. mas na verdade é um cú, ótimo post e eu gosto dessa música da pitty *.*

Beatriz disse...

Maravilhoso o tesxto, aliás estava conversando com uma amiga sobre isso hoje, qual o preço da verdade, qual o preço de você fugir de mascaras, fugir da rotulação de "Pessoa alegre", "Pessoa depressiva", etc, o problema das máscaras está em você não ter o direito de se sentir diferente do que aquela mascara demonstra.
Eu prefiro a pior verdade a melhor mentira. Mascertamente é uma questão de ponto de vista, algumas pessoas se machucam demais com a verdade.
Mas eu discordo de você quando diz que o mundo seria melhor se usamos as "Mascaras", porém vemos mascaras no senado, e estas não trazem beleza para o mundo.
Acho que a beleza da vida está em você não ter vergonha de ser o que é, mesmo que isso seja por um instante ruim.
Parabéns pelo blog, maravilhoso, pretendo voltar.
Sucesso pra você.

Anônimo disse...

Para muitos as mascaras são necessárias, ainda mais para aqueles que não conseguem aceitar a verdade e a realidade como ela é, para mim é uma questão de maturidade para outros necessidade.

Anônimo disse...

ainda acho q mascaras é algo muito ruim
esconde o verdadeiro eu
não mostra a verdadeira pessoa quem é
porem facilita muito com o convivio das pessoas

Lelê Mafalda disse...

Acho que mesmo com justificativas as ainda sou contra as máscaras. Sou dessas pessoas que gosta da Utopia, eu ainda acredito em um mundo onde as diferenças sejam respeitadas e o próximo realmente seja próximo .

IBANEZ disse...

Mascaras são legais..tipo a do Jason, slipknot etc..hehe De a cara a bater sempre..lute por aquilo q acredita..seja sincero até a ultima gota !!

Mascaras suxx !

http://deposito66.blogspot.com/

SEGUE NO GRAU !!

Celso Costa disse...

Adoro a Pitty, ela(e) é as portas abertas pra pensamentos profundos (e suicidio tbm)

Vanessa disse...

“Não é bom dizer mentiras;
Mas quando a verdade puder trazer uma terrível ruína,
Então dizer o que não é bom também é perdoável.”

Palavras inspiradoras... Mentir ás vezes é menos prejudicial que a verdade.
Parabéns pelo blog. já estou seguindo.

Gisa disse...

Muito bom!!!
é realmente algo a se pensar!!!

Bom!!!
Passa no meu tb tá?

http://gisinnhaalves.blogspot.com/

bjus

Daniel Silva disse...

Essa música da pitty é mais ou menos. Cara, eu não consigo postar em menos de 30 minutos! hehehe

abraço

By Coisas Esotéricas disse...

As vezes eu demoro dias, mas tem vez que a criatividade começa a fluir como uma fonte inesgotavel enão quer mais parar! Diga-e quem e você me diga?

Meu Blog Visita lá
tô seguindo você,
se quiser me seguir!
_______________________________
http://mysecret00.blogspot.com/

Anônimo disse...

Querido amigo avassalador...Existe uma teoria ou conceito não sei como nomear chamado janela Johai. Imagine uma janela com 4 vidros...Em um deles voce é o que pensa ser; no outro é o que os outros veem de voce; na terceira voce é o que deseja que os outros vejam e na ultima voce e aquilo que nem mesmo conhece de si.
Somos mascaras do nascimento a morte.

Madame A. disse...

eu não discordo plenamente....
acredito que as mascaras existem e são necessárias.
Até como uma autodefesa.
Transparência demais acho que traz vulnerabilidade, não concorda?

Um bjo!