sábado, 13 de junho de 2009

His Infernal Majesty: Heartagram

Bem, vi Anjos e Demônios esses dias no cinema e lembrei das paradinhas que li no Código Da Vinci. Nosso amigo, a versão de Sherlock Holmes do Dan Brown, Robert Langdon sempre encontra significados nas coisas, significados ocultos e misterióóóóóósos!! Nos dias de hoje, a banda HIM, banda finlandesa de "metal", é bem famosa dentro e fora da Europa, seu símbolo, o Heartagram, a transformação de um pentagrama em um coração, mas com aspecto de pentagrama ainda. É bastante conhecido no mundo, assim podemos dizer.

Bem, centenas de jovens tatuam o símbolo em si mesmo, ou o rabiscam nas paredes ou mesas de escola, ou compram bijuterias com o símbolo. Bem o símbolo é bastante usado pelos os fãs da banda OU NÃO! Eu mesmo curto bastante a banda e o seu símbolo, achei a ideia bem criativa. Mas será que nosso amigo Ville Hermanni Valo, simplesmente só arredondou duas pontas do pentagrama? Ou ele colocou um significado escondido nele? Bem, sinceramente eu não sei.

O heartagram, originalmente é a transformação de um pentagrama dentro de um círculo em um coração, e de quebra ainda há um triângulo sobrando dentro? Coração + Triângulo + Circulo + Alusão a um pentagrama = Heartagram?

O Pentagrama:
"Muitas pessoas que se intitulam satanistas usam o Pentagrama invertido (com duas pontas para cima), afirmando significar o triunfo da Matéria sobre o Espírito, ou a vitória do Mal sobre o Bem. Ainda que, originalmente, o Pentagrama com duas pontas para cima já aparecia, no paganismo pré-cristão, como um dos símbolos da Grande Mãe (pela semelhança com um canal vaginal, um útero e duas trompas). Assim sendo, o pentagrama invertido possui significados paralelos.Devemos ter em mente que apenas após o advento do Cristianismo, a igreja o associou como símbolo do Mal, numa tentativa de conversão dos pagãos ao culto cristão."
(copiado e colado do wiki)

O Círculo(o pentagrama tá dentro dele certo?):
"
-->O movimento cíclico do Universo e das energias. Representa toda forma de força cíclica, seja corpórea ou universal ininterrupta."
(copiado e colado do Jesus Site, SIM! LÁ TÊM MUITA MERDA! Mas, sobre os símbolos até que eles não falaram nada sequelado, dessa vez apenas...)

O Triângulo?(sim, eu vejo um triângulo encaixado no coração, os dois juntos fazem alusão ao pentagrama)
" -->Símbolo com várias interpretações, aliás conciliáveis: luz, trevas e tempo; passado, presente e futuro; sabedoria, força e beleza; nascimento, vida e morte; liberdade, igualdade e fraternidade. É um símbolo de manifestação finita na magia ocidental, sendo usado em rituais para invocar os espíritos quando o selo ou sinal da entidade a ser invocada está no centro do triângulo. O triângulo é equivalente ao número três - número mágico poderoso - e é um símbolo sagrado da Deusa Tripa: Virgem, Mãe e Anciã. Invertido simboliza o princípio masculino. Tem cabalisticamente duas formas de interpretação, define o temário, numero três: causa, ação e reação. É também a força do etéreo quando o vértice está para cima."
(copiado e colado, novamente, do Jesus Site... Acho que to começando a gostar desse site /irôniamodeoff)

O Coração (acho que é o elemento principal de todo o contexto do símbolo):
Bem... eu mesmo pretendia falar alguma coisa sobre esse símbolo, porém... encontrei um link enquanto "pesquisava" que... ELE DIZ TUDO sobre o que pode significar um coração, excelente link. Nem vou copiar e colar, acho que é merecedor o link ser acessado e lido nele mesmo.
link que eu disse sobre o coração

Vendo agora o que o símbolo representa para a banda e o que eles mostram com suas musicas através do símbolo, nele a uma coisa que está destacado do que qualquer outra qualidade: AMOR. É disso que o HIM fala, amor, verdadeiro, único, platônico ou eterno. Todos os outros elementos estão dentro dele, mas nenhum é mais forte que o amor, esse é o elemento que faz o HIM se movimentar, que faz o HIM ser o HIM. Nenhum outro significado vai esconder isso, está estanpado no símbolo da banda: Por mais que satânico, estranho e do mal possa parecer, é o amor que está por cima.

Bjs ;*
@RenanSparrow

Atualizado: 26/06/2011

2 comentários:

Kainã Lacerda disse...

Nossa! Tá maneirão o Bloguinho do Renan!!

Devo dizer que alimentei alguns peixes à direita, mas não consegui mata-los de tanta comida(o que é uma pena, é claro.)!

confesso que você escreve muito e ainda não li tudo, mas lerei.

Mas ficou muito foda o blog!

Anônimo disse...

gostei muito desse assunto, também curto HIM *-*
voce escreve muito bem ._.